Compre em até 6x Sem Juros | Frete Grátis para Sul, Sudeste e DF em Compras Acima de R$ 399,00 | Brinda na Primeira Compra

A cultura religiosa dos Ex Votos

Ex - Voto

Latim - Por força de uma promessa, de um voto -  o voto realizado.

É o presente dado pelo fiel ao seu santo de devoção em consagração, renovação ou agradecimento de uma promessa.

O ex-voto é o testemunho concretizado por meio do ato de desobriga em salas de milagres de igrejas e santuários católicos. Pode ser realizado através de variadas formas: esculturas do corpo humano ou partes, bilhetes ou cartas, esculturas, milagritos, quadros pictóricos, fotografias, órgãos ( mesmo in vitru) , mechas de cabelo, CDs ou DVDs, objetos pessoais, enfim, uma infinidade de objetos que ficam no espaço denominado “de milagres”. 
Em um dicionário da língua portuguesa encontra-se a seguinte definição: “Quadro, imagem, inscrição ou órgão de cera ou madeira etc., que se oferece e se expõe numa igreja ou numa capela em comemoração a um voto ou promessa cumpridos”. (FERREIRA, Apud OLIVEIRA, 2009).

   
       
O ex - voto é um cumprimento de promessa ou de memória de graça obtida. Uma expressão de culto que quase sempre assume forma de retribuir um pedido concretizado na oferta de elementos materiais, em agradecimento de qualquer intervenção miraculosa ou graça recebida.

Na Grécia na Antiguidade, os médicos recebiam daqueles a quem curavam, a reprodução de membros ou orgãos do doente.
Objetos que traziam em suas formas os traços, as marcas e os sinais, artisticamente detalhados, dos males ocorridos nas referidas partes do corpo. Esse costume se generalizou a partir dos gregos, tomando conta, por volta de 2000 a.C., de grande parte do Mediterrâneo, em locais sagrados, santuários, onde os crentes pagavam suas promessas aos seus deuses. 

Os objetos ex-votivos são testemunhos históricos, fontes artísticas da cultura popular, da religiosidade católica.
Testemunhos que atestam variados valores do homem, que mostram em múltiplas linguagens, desafios para as ciências das letras e da comunicação.



São quase que infinitos os tipos de ex-votos conhecidos, condicionando-se o maior número de determinado modelo ao próprio meio geográfico, embora isso não tenha caráter determinante, pois encontraremos modelos nordestinos na região Sul do Brasil, como podemos notar no Centro-Oeste também uma tipologia encontrada no Norte e Sul. 

Os ex-votos muitas vezes foram considerados como objeto de arte menor ou popular, elemento de magia, da pobreza, da imaterialidade e do folclore. Pontos que desvirtuam o elemento ex-voto para ares abstratos e de deslocamento cultural-religioso e histórico.

É fato que são cultura de massa-cultura popular.

Na busca pelas características básicas presentes nos Ex-votos que possam servir como parâmetro diante da enorme diversidade dos tipos e da grande variedade de materiais empregados na confecção dos mesmos, pode-se encontrar de tudo, em todos os tamanhos e dimensões, e a cada dia novos tipos de objetos são deixados nos santuários, como forma de agradecimento e testemunho da graça alcançada.
Nos diversos artigos produzidos, os ex-votos são definidos como objetos bi e tridimensionais que são colocados numa igreja, numa capela ou em um cruzeiro, em cumprimento de um voto ou promessa. Sendo assim, além de possuírem propósitos variados (motivacionais), podem assumir qualquer forma, pois seu significado é dado pelo próprio devoto.
Uma das classificações existentes, desde a década de 1970, divide os ex-votos em quatro categorias:

Antropomorfos
São os que representam o corpo humano, no todo ou em parte.

Zoomorfos
São as representações de animais.

Simples
São os objetos de uso cotidiano e/ou religioso.

Especiais ou representativos de valor 
São os Ex-votos com valor monetário ou possuem características orgânicas. Dinheiro, joias, mechas de cabelo, órgãos in vitrus e 
 etc

Escultórico
Geralmente representando o corpo humano (no todo ou em parte) e também animais. Podem ser esculpidos ou modelados em madeira, barro, gesso e parafina. Representando cabeças, pernas, mãos, órgãos do corpo, pequenas imagens de animais e pessoas, (maquetes de igrejas e casas), etc.

Pictórico: Quadro, pintura em tela com moldura, pintura em madeira e desenhos. Geralmente representando pessoas ou o fato que ocasionou o pedido. Material usado: diferentes tipos de tintas, telas, papel e madeira. Exemplo: telas com molduras, pinturas a óleo, quadros, etc.

Fotográfico: São todos os tipos de fotografias deixadas nos Santuários, como forma de testemunho de um pedido ou de um pagamento da graça. Material usado: fotografia, molduras com vidro. Exemplos: fotos 3 x 4, fotos grandes dentro de molduras com vidro, pôster, etc.

Epigráfico: Placas de todos os tipos com inscrições, cartas relatando a graça alcançada, bilhetes, textos dentro de molduras com vidro etc. Material usado: papel, ferro, bronze, mármore e alumínio. Exemplo: testemunhos de devoção e agradecimento em inscrições gravadas nas placas, cartas expostas em molduras com vidro, etc.

Instrumentos Musicais
São todos os tipos de instrumentos de música expostos nas salas de milagres dos Santuários. Material Usado: madeira, náilon, cordas. Exemplos: violões, órgãos, flautas, etc.

Ourivesaria
Jóias, vasos, potes e bandejas de prata trabalhados em ouro, prata e aço. Exemplos: colares, anéis, pulseiras, bandejas, estribos, espadas, etc.  

Relacionados à medicina
Aparelhos Ortopédicos, muletas, botas e coletes ortopédicos, etc. Trabalhados em alumínio, ferro, couro e borracha. Exames médicos: resultados de exames feitos, testemunhando a cura da enfermidade, chapas de radiografias, etc. impressos em papel, chapa de raio X.

Caixas de remédios
Diferentes tipos de medicamentos.

Relacionados ao trabalho e ao lazer (urbano e rural)
Máquinas de costurar, máquinas de escrever, computadores, máquinas de calcular, espingardas, máquinas fotográficas, etc.

Instrumentos Artesanais
Rede de pesca, canoa, gibões, carro-de-boi, máquinas de tear. Material Usado: madeira, linha, cordas e ossos de animais.

Relacionados aos meios de comunicação
Telefones, televisões, rádios e aparelhos de som. Material Usado: madeira, plástico.

Relacionados à indumentária
Peças de roupas, tais como: camisetas, calças, pares de sapatos, chapéus, botas, conjuntos de terno e calça, vestidos, etc.
Além de serem encontrados pedaços de tecido de diversos tamanhos e cores.
Material Usado: couro, tecidos diversos, feltro, palha, madeira, alumínio, ferro, cortiça.
Relacionados a algum tipo de vício
 
Maços de cigarros, garrafas de bebidas alcoólicas e baralhos de cartas. Material Usado: fumo, papel, vidro e bebidas alcoólicas.

Orgânicos
Mechas de cabelos, sacos de feijão, de arroz e milho, miomas in vitrus

Utensílios domésticos
Ferro de passar roupa, panelas, caldeirões, lampiões, etc. Material usado: ferro, aço, alumínio e vidro.

Relacionados ao uso pessoal
Óculos, relógios de bolso e de pulso, canetas de diversos tipos, chaves, etc.

Os ex-votos Patrícia Maranhão são objetos instigantes  para decorar espaços de expressão. Da “sala de milagres” para nossa casa, evocando a nossa rica cultura religiosa com fins de salvação.

Em salvador, visite a Igreja de Nossa Senhora do Bonfim a sala dos Milagres.

Fonte de pesquisa |Wikipédia | nucleodepesquisadosex-votos.org | Blog Jeff Celophane | Jornal do Correio | Guia das Artes.com.br

Deixe um comentário