Frete GRÁTIS* acima de R$399,00 para Sul e Sudeste | 6x Sem juros | Brinde na 1ªCompra | Entrega Brasil e Exterior*| Compre pelo Whatsapp +55 51 98110-0914 | Pague com PIX 5% desc

Baobá, a árvore do esquecimento.

Lendas Sobre O Baobá
A planta é cercada de muitas histórias, mas há uma lenda que é a mais famosa.
Ela diz que os africanos escravizados eram açoitados e obrigados a dar várias voltas em torno de um imenso baobá. Enquanto isso, para amenizar a dor, eles faziam suas rezas e cantigas.
curiosidades sobre o baobá
Posteriormente, eram batizados no cristianismo e enviados ao cativeiro. Por conta disso, a planta é chamada de árvore do esquecimento.  
Baobá
De origem africana esta árvore que representa a luta dos negros no Brasil.  Simboliza resistência e força deste povo.
São espécies milenares e podem viver até 6 mil anos. São chamadas também de calabaceira, imbondeiro e embondeiro. 
Uns dos principais símbolos das culturas africanas tradicionais, como o candomblé.
Na religião, a planta personifica o espírito africano, sendo considerada a árvore da vida com muita importância para tribos, além de ser tida como uma fonte de fertilidade e a solução medicinal para muitos problemas de saúde.
história do Baobá
No mundo o maior baobá é conhecido como o Big Baobab.
A gigantesca árvore fica em uma fazenda de Modjadjiskloof, em Pretória, na África do Sul. A sua idade é desconhecida, mas acredita-se que ele tenha mais de 1.700 anos. No entanto, há estudos que estimam que essa árvore tenha mais de 6 mil anos de idade
Curiosidades: A árvore do Baobá se originou na África, é árvore sagrada e representa também preservação.
Conhecido nos meios científicos com o nome de Adansonia Digitata, o baobá, quando adulto, é considerada a árvore que tem o tronco mais grosso do mundo, chegando em alguns casos, a medir 20 metros de diâmetro. É uma das árvores mais antigas da terra.” O Baobá pode viver até 6 mil anos e sua semente demora 10 anos para germinar. Precisa de 100 pessoas adultas, com as mãos dadas para abraçar o Baobá. Uma característica do Baobá é o tronco oco, no qual a planta acumula água, podendo atingir até 120.000 litros. Isso é de extrema importância para os africanos nos períodos de estiagem, e também para os viajantes que abrem um buraco no caule, bebem a água, e depois o tampam com a própria casca da árvore. Quando a água seca, o interior da planta fica oco e passa a servir como casa para os bichos e até para pessoas, conforme relatos contidos na literatura africana.
No Brasil essa linda árvore existe, principalmente, no estado de Pernambuco, onde 100 árvores foram catalogadas. Somente em recife, existem cerca de 30 exemplares gigantescos. Atualmente, é possível encontrar a espécie nos estados do Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Norte, Alagoas, Mato Grosso e Ceará.
     
Na decoração:
Um baobá  @patriciamaranhao é uma peça simbólica para decorar e  humanizar  ambientes que contam histórias.
Decore com natureza, arte e fé!

Referência: https://blog.uniflores.com.br/baoba/

 

Deixe um comentário