Frete GRÁTIS acima de R$399,00 para Sul, Sudeste, DF | 6x Sem juros | Brinde na 1ªCompra | Entrega Brasil e Exterior*| Compre pelo Whatsapp +55 51 98110-0914

Conheça a linda história de São Francisco de Assis

            A História de São Francisco de Assis

        

São Francisco de Assis, (Assis | Itália | 1182)
Foi batizado com o nome de João Pedro de Bernardone, mas seu pai o chamava de Francisco , ou melhor Francesco.
De família rica de comerciantes, viveu a sua juventude em companhia de jovens alegres e ricos, aproveitando sua condição financeira.
Defendeu sua cidade, Assis, na Batalha de Collestiada, travada contra a cidade de Perusa, e lá ficou aprisionado por vários meses.
Libertado pelo pai, adoeceu e ficou recolhido por meses. Quando daria início à nova aventura militar, sentiu repentina crise de consciência que lhe questionava a validade das ações militares.
Francisco, como a maioria dos jovens na época, ganhava prestígio ao participar das batalhas.
Ele deixou de frequentar festas, dedicou-se a caminhadas e meditações. Começou a sentir um profundo amor pelos pobres.
Um dia, Francisco estava sem condições para ajudar um mendigo, então tirou seu manto novo, caro, e troco-o pelos farrapos do pobre.
Em um passeio a cavalo, um leproso lhe estendeu a mão, pedindo esmola, e deu generosa oferta, mas, ao ver a mão do leproso, teve um arrepio de horror e nojo.
Envergonhado por esta fraqueza, tomou a mão do doente e a beijou.
Aos poucos foi se formando em Francisco o desejo de desfazer-se dos seus bens materiais, procurando a solidão, a oração e a penitência.
Em visita à Igreja de São Damião, Francisco ouviu vozes, ordenando que ele reconstruísse a Igreja.
Decidiu abandonar a loja do pai, e este, inconformado com a resolução do filho, levou-o ao bispo, exigindo que Francisco renunciasse a todos os bens.
Francisco tirou as vestes, entregou suas roupas ao progenitor, dizendo: “Até hoje vos chamei de pai, mas, de agora em diante, meu único pai é o Pai nosso que está no céu, porque só nele está a minha esperança”.
O total desapego às coisas materiais resultou no enfraquecimento do corpo, sempre doente.

     

Dois anos antes de sua morte apareceram em seu corpo sinais da paixão e morte de Cristo: chagas nas mãos, nos pés e no peito.
Morreu aos 44 anos.
A devoção a São Francisco de Assis se espalhou pelo mundo, mesmo antes de sua morte, impulsionada pelas missões evangelizadoras que comandou e pela presença dos frades franciscanos em muitos países.
Esse processo começou pela Europa, consolidando a veneração a ele inicialmente na França, na Alemanha e na Inglaterra. Depois da canonização, um fator que contribuiu para o aumento dos devotos foi a construção da primeira igreja em sua homenagem, a Basílica de São Francisco, em Assis, cidade onde nasceu e foi enterrado.
No Brasil, a devoção chegou com os franciscanos, que foram representantes da Igreja Católica nos primeiros cinquenta anos após o descobrimento do Brasil. Muitas paróquias foram dedicadas a São Francisco, sendo que, no Ceará, na cidade de Canindé, está o segundo local mais visitado pelos devotos franciscanos, a Igreja São Francisco das Chagas.

Fonte: PIMENTEL, E. A. São Francisco de Assis. Petrópolis RJ: Vozes, 2014.

ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO – ORAÇÃO DA PAZ

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. Onde houver ódio, que eu leve o amor; Onde houver ofensa, que eu leve o perdão; Onde houver discórdia, que eu leve a união; Onde houver dúvida, que eu leve a fé; Onde houver erro, que eu leve a verdade; Onde houver desespero, que eu leve a esperança; Onde houver tristeza, que eu leve a alegria; Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, Fazei que eu procure mais Consolar, que ser consolado; compreender, que ser compreendido; amar, que ser amado. Pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, e é morrendo que se vive para a vida eterna.

     

Que linda a história de São Francisco!

Que tal uma de nossas lindas esculturas, alegres e coloridas, coleção Crenças Católica Patrícia Maranhão!  
São opções modernas para espaços contemporâneos.

Vale a pena conferir no site: patriciamaranhao.com

COMPRE: São Francisco Mini , São Francisco Vintage, São Francisco de Assis 

Gostou deste artigo?

Deixe um comentário