FRETE GRÁTIS acima 499,00 ( Sul e Sudeste ) | até 5 x s/juros* | Entrega no Exterior

A Magia Retrô das Pin-Up!

Elas são símbolos de estilo e feminilidade, estampam pôsteres e calendários no mundo todo e ainda são donas de uma estética retrô impecável. É claro que só poderíamos estar falando das pin-up! Essas figuras emblemáticas que nasceram como símbolo de sensualidade e feminilidade, sobreviveram ao tempo e trazem consigo um estilo completamente reinventado, além de uma nostalgia enorme. Conheça aqui a história de como o estilo surgiu, sobreviveu e hoje invade as nossas peças!

História

Imagens: Pinterest

Apesar dessa estética hoje estar frequentemente associada à atrizes e modelos, elas surgiram e se popularizaram através de materiais gráficos, principalmente pôsteres. Há relatos de que esse tipo de arte teria surgido por volta de 1890, mas o seu "boom" aconteceu a partir da Segunda Guerra Mundial, onde era comum que os soldados tivessem várias dessas artes penduradas (em inglês, pin-up) nas paredes de seus alojamentos.

Com isso, elas passaram a se tornar objeto de forte uso publicitário e várias mulheres da época, principalmente atrizes e modelos passaram a aderir o estilo. Artistas como Betty Grable e Bettie Page são consideradas as precursoras do estilo. Até mesmo a atriz Marilyn Monroe iniciou a sua carreira utilizando essa estética.

 

 À esquerda, a bailarina e atriz Betty Grable. À direita, a modelo Bettie Page. Fonte: Pinterest.

Evolução

À esquerda, a cantora Amy Winehouse. À direita, a atriz e modelo Dita Von Teese. Fonte: Pinterest

Depois de sua popularização no início do século XX, durante os anos seguintes houve uma queda brusca da popularidade da estética. Somente durante os anos 80 e 90 é que houve um resgate, já com uma nova roupagem mais diversa.

Vários estilos diferentes foram se desenvolvendo com base nas pin-up originais até chegar a uma gama de nichos tão diversos quanto suas adeptas. Já não existe mais a necessidade de ser uma mulher de pele clara, com grandes curvas, cabelo liso e maquiagem marcada para ser considerada uma boa pin-up.

Com o passar do tempo, essa estética foi se tornando cada vez mais popular e passou a ter cada vez mais seguidoras ao redor do mundo. Durante o início dos anos 2000, a estética chegou novamente a um auge, principalmente porque várias celebridades começaram a se identificar como tal. Porém, o que antes era a exploração do feminino com a finalidade publicitária ou de agradar aos gostos masculinos, passou a se tornar cada vez mais símbolo de empoderamento e valorização dos diferentes tipos de feminilidade.  

Pensando em todo esse contexto incrível, criamos uma linha de pin-up que é a nossa cara! Com uma temática tropical e cores super marcantes, elas trazem toda a beleza do estilo retrô em peças coloridas e modernas. Além disso, cada uma delas tem detalhes únicos que as deixam ainda mais especiais. Acesse www.patriciamaranhao.com e se apaixone!

  

 

Referências:

Blog Universo Retrô 

Deixe um comentário